Notícia

28 de Maio de 2019
CDL promove 1º Dia Livre de Impostos em Mossoró com adesão de lojas associadas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL-Mossoró) organiza no próximo dia 30 deste mês (quinta-feira) a 1ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI). Movimento de incentivo à participação de lojas associadas à entidade, com atuação em vários segmentos do comércio varejista da cidade. Neste primeiro ano, o número de participantes é incipiente, mas já alcança empresas de variados segmentos, entre eles, material de construção, informática, ótica, material elétrico, etc.

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas que participarem da campanha comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

A ação ocorrerá durante o horário normal de funcionamento do comércio e oferece produtos selecionados com desconto. Sem a carga tributária, alguns produtos podem custar metade do preço. Lojistas são orientados a sinalizar seus estabelecimentos para indicar a participação na campanha.

“O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país. O empresário também sofre se deparando com um sistema que tem constantes alterações, o que poderia ser simplificado”, argumenta Wellington Fernandes, presidente da CDL Mossoró.

No Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar os itens descontado a tributação. Os lojistas são orientados a prepararem os vendedores para fazer uma boa comunicação com os clientes para conscientizá-los da tributação abusiva.

"Dessa forma, o consumidor vai perceber que essa diferença é o que ele paga de imposto. É essa conscientização que queremos provocar tanto em quem vende quanto em quem compra. O peso real dos tributos na vida de cada um", explica Wellington.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece nas principais cidades do País. Neste dia, o empresário arca com os custos da taxação para não ser repassado aos consumidores.

O movimento é nacional e conta com participação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL/RN), organizado pela CDL Jovem de todo país em consórcio com as próprias CDLs.  

Algumas empresas participantes

Miranda Computação

Concret Materiais de Construção

Repet Galpão

Ótica Evellyn

Sol Comercial

Somatex

Hotel Boulevard

A Construtora

 

 


Autor: Assessoria de Imprensa


WhatsApp